JORNALISMO

Saiba o que é o mieloma múltiplo, câncer que tirou a vida da jornalista Cristiana Lôbo

Faleceu nesta quinta-feira (11) a jornalista da GloboNews Cristiana Lôbo, aos 64 anos. Ela travava uma batalha contra o mieloma múltiplo, câncer que atinge as células da medula óssea chamadas plasmócitos.

A jornalista estava hospitalizada no Albert Einstein, em São Paulo, e a doença se agravou por causa de uma pneumonia contraída nos últimos dias.

Os plasmócitos são respondem pela produção de anticorpos que atuam contra vírus e bactérias, fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Assim que o mieloma múltiplo se manifesta, essas células têm a forma alterada e se multiplicam mais que o normal, o que afeta outras células do sangue.

Wellington Azevedo, hematologista do Grupo Oncoclínicas Belo Horizonte, explica que, quando expostos a um antígeno (corpo estranho), os linfócitos B, presentes na medula óssea, se transformam em plasmócitos, que produzem os anticorpos. A doença acontece quando esse fenômeno de divisão celular se dá de forma errada, em uma explicação didática, gerando uma malignização do processo, com a formação de células defeituosas e tóxicas ao organismo.

Num primeiro momento, os sinais do distúrbio são inespecíficos – pode haver dor e cansaço, palidez e perda de peso, por exemplo – e por isso detectar a doença pode não ser tão simples em muitos casos. Com o diagnóstico complicado, muitas vezes quando o câncer é descoberto já está em em estágio agravado, conta o especialista.

Entre outras complicações, também a fragilidade nos ossos (em alguns casos, podem ocorrer fraturas variadas), insuficiência renal, anemia, linfócitos e plaquetas baixos, continua o médico. “Isso diminui a defesa a infecções e propicia o surgimento, por exemplo, de pneumonia, como foi o caso da jornalista”, diz Wellington.

Os médicos não são unânimes sobre o que gera o mieloma múltiplo, nem sobre maneiras de preveni-lo. O que se sabe é que a maioria dos indivíduos que desenvolvem a enfermidade têm a partir de 60 anos, sendo mais raro entre os mais jovens; além disso, o problema acomete predominantemente os homens, como pontua o hemologista.

O mileoma múltiplo é um tipo de câncer que se comporta de forma distinta conforme o paciente. Ao mesmo tempo em que em algumas pessoas é bastante agressivo, em outras pode até mesmo dispensar o tratamento por muito tempo. A doença corresponde a 10% dos casos de cânceres das células do sangue e 1% de todos os tipos de câncer.

“É uma doença incurável. Toda vez que a pessoa tem uma fratura mal explicada, especialmente os mais idosos, um problema renal ou uma anemia, o médico deve considerar o mieloma e investigar. Importante é não gerar pânico e achar que qualquer coisa pode ser a doença. Muitas vezes pode ser confundida com uma osteoporose comum”, conclui Wellington.

***
Redação Conti Outra, com informações de Estado de Minas.
Foto destacada: Reprodução/GloboNews.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Mãe expõe áudios de filha que foi abandonada pelo pai: “Nunca te fiz mal, pai”

Em mensagens de cortar o coração, a menina deixa evidente a falta que o pai…

5 horas ago

Mulher que teve experiência de quase morte detalha visão assustadora que teve ao ‘deixar seu corpo’

Cirurgia radical levou paciente ao estado de morte clínica, revelando relatos precisos de uma “vida…

7 horas ago

Agnaldo Rayol falece de forma trágica aos 86 anos e deixa legado na música brasileira

O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…

1 dia ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

1 dia ago

A triste história real por trás da série ‘Os Quatro da Candelária’

A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…

1 dia ago

Você sente “ciúme retroativo”? Ele pode arruinar as relações

O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…

3 dias ago