Uma das minhas primeiras “perdas” quando a divulgação da pandemia ficou mais forte aqui no Brasil, foi o cancelamento de um dos shows do músico e compositor Oswaldo Montenegro. Mesmo antes do cancelamento eu e a minha amiga Ana Macarini, que também escreve aqui para o site, já tínhamos resolvido não ir por segurança.
O show foi remarcado, mas provavelmente será cancelado novamente. Não há o que fazer. A vida agora é assim até que as coisas melhorem.
Hoje, entretanto, fui surpreendida com um vídeo deliciosamente sábio desse grande artista que, aos 64 anos, fala sobre como descobriu-se ” velho.
Talvez alguns digam que a fala de Oswaldo Montenegro romantiza a velhice. Talvez, dentro das perpectivas dessas pessoas que criticam também exista razão, uma vez que a velhice costuma trazer muitas perdas. O Brasil mesmo, infelizmente, também tem se mostrado cada vez mais preconceituoso com os idosos. Vemos isso nos dia a dia. Tivemos um ótimo texto do Antônio Fagundes tratando do tema e, recentemente, também tivemos o caso do ator Flávio Migliaccio que “escolheu” não mais viver e deixou uma carta, que foi publicada e depois retirada da mídia por segurança. Nela, ele falava do quanto é difícil ser velho nesse mundo. Lembrando que o verbo “escolheu” com certeza não é o melhor a ser usado. Penso que o sentimento dele tenha sido mais relacionado mesmo a “não ter escolha”.
Bem, mas vamos ao vídeo onde Oswaldo Montenegro narra um texto de sua própria composição enquanto imagens suas brincando com o seu neto são mostradas.
No fim das contas, talvez viver bem seja um pouco dessas duas coisas mesmo: ter os pés na realidade e também sonhar e se encantar. É o equilíbrio entre esses dois mundos que não torna lúcidos e ao mesmo tempo felizes.
Obrigada por esse pedacinho de sonho compartilhado Oswaldo Montenegro!
***
“Se puder, envelheça”. Texto e narração: Oswaldo Montenegro.
Imagens de Oswaldo e seu neto Guga, filmadas antes da pandemia.
A ex-dançarina do 'É o Tchan' resolveu remover o ácido hialurônico aplicado em seu rosto…
O icônico poste listrado giratório presente na entrada das barbearias carrega um simbolismo que poucos…
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…