Todos nós temos uma história de vida para contar. Alguns são amantes da música, outros dos esportes ou da arte. A verdade é que todos nós merecemos dignidade, respeito e igualdade, tal como Don Baldemar e as suas criações.
Ele é um idoso mexicano que foi fotografado em uma praça na Cidade do México, enquanto desenhava e vendia sua arte para sobreviver. Felizmente, sua foto viralizou nas redes sociais e sensibilizou muitas pessoas que começaram a se mobilizar para ajudá-lo a ter sua própria exposição e melhores condições de vida.
Don Baldemar mora na rua, em frente a uma rede de cinemas. Para conseguir algum dinheiro, ele vende sua arte por alguns pesos. Seu talento é incrível e único, mas ele nunca teve reconhecimento ou a oportunidade de investir naquilo que ama.
Através do Twitter sua história foi divulgada e alcançou milhares e milhares de interações e doações. De fato, em determinado momento, havia tantas doações para Dom Baldemar que a jovem responsável pelo post prometeu guardar e entregar aos poucos o dinheiro para o senhor. Para que ele não tivesse o risco de ser roubado.
Amigxs, hoy conocí a Don Baldemar, es un señor dibujante de 74 años, vende sus dibujos para vivir. Si quieren apoyarlo comprando un dibujo o trayéndole algo de comer, se los agradecerá mucho. Se encuentra frente al Cinépolis Diana, sobre reforma en la CdMX. pic.twitter.com/GPdyFkWOLx
— M. (@decosmonaute) June 27, 2020
“Ontem levamos para ele o dinheiro que todos vocês doaram, Dom Baldemar não aceitava tudo para sua segurança, pois mora na rua e isso o colocaria em risco, combinamos com ele em economizar e trazer um valor semanário até que o dinheiro acabe.”, explicou a jovem.
Don Baldemar também não conseguiu aceitar muitas das doações materiais, porque não tinha onde colocá-las. Mas alguns internautas já estão se mobilizando para encontrar um lugar para que o querido artista possa passar os seus dias. “Obrigado, obrigado, obrigado a todos os que doaram, comprometo-me de todo o coração a levar tudo até ele, mas não a colocá-lo em uma situação que seria arriscada para ele enquanto ele não tiver onde ficar.”, completa a responsável pela mobilização.
Quando o senhor artista soube que ele poderia expor seus trabalhos, ele ficou tão animado que disse que “obras-primas” tinham que ser feitas. Sua gratidão foi enorme.
Também criaram uma conta no Instagram para ele, onde você pode ver todos os seus trabalhos e também o resultado de sua exposição.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Isso é o que acontece quando todos nós fazemos nossa parte. O segredo é não esquecer que existem muitas pessoas em situações deploráveis e que precisam de ajuda. Às vezes, apenas uma boa conversa e uma pequena ajuda já podem fazer a diferença.
Com informações de UPSOCL