Texto de Fabiana Dainese Mauch
Educação vem de berço. Falta de educação é sinônimo de egoísmo e demonstra complexo de inferioridade.
Eu gosto de gente educada, que diz por favor, com licença, obrigado e desculpe… Bom dia ao chegar ou um simples olá, o singelo ato de olhar nos olhos e oferecer um pouco de si, doar-se sem pensar na retribuição dos próximos minutos, das próximas horas, dias ou de uma vida.
Eu gosto mesmo é das gentilezas despretensiosas, de empatia, de gente que se importa, observa e respeita a posição do outro e não sai por aí querendo obter vantagem em tudo! Infelizmente em nosso dia a dia, nas situações mais corriqueiras, testemunhamos muitos exemplos de falta de educação, atitudes que causam indignação em quem tem a educação em patamar alto e abomina certos comportamentos incompatíveis com o coletivo.
Educação vem de berço e há pessoas que não deixarão seu legado neste quesito! Falta de educação é demonstração de egoísmo e também complexo de inferioridade, é o inconsciente martelando a ideia fixa de que há que se fazer algo, para alguém não vir e fazer na frente e obter vantagem. É algo cultural, que carregamos em nossas raízes desde os primórdios, egoísmo puro que só atrai mais egoísmo.
Ultimamente tenho vivenciado alguns episódios onde testemunhei a falta de educação alheia, lhes relato através de um exemplo a minha indignação… Estava eu procurando vaga no shopping um dia destes, shopping lotado, pacientemente dei várias voltas pretendendo encontrar alguma vaga em que algum veículo estivesse saindo, quando para minha surpresa, um veículo veio na contra mão e roubou a vaga que supostamente meu veículo ocuparia.
Infelizmente não havia um guarda por perto e ao ser indagado por mim sobre sua atitude, o sujeito saiu debochando…Com este tipo de pessoa infelizmente não há o que argumentar, pois nunca sabemos a reação das pessoas, o silêncio é a melhor resposta, além de ser a mais sábia. Esperemos que o Universo se encarregue de dar a melhor resposta ao sujeito que age errado e ainda debocha dos outros!
Há pessoas que se transformam em posse de um volante, o trânsito pode ser perigoso, a gentileza atrai gentileza, eu frequentemente paro para pedestres atravessarem, dou passagem a quem quer entrar e se alguém me agride com palavras eu não revido, parece bobagem, mas simples atitudes, geram gestos de agradecimento que contribuem para mais cidadania e melhor convivência.
Todos nós temos muitos exemplos em nosso cotidiano da falta de educação, não respeito às filas, pessoas que tem a capacidade de abrir o vidro do veículo e jogar lixo onde quer que for, sem contar o desrespeito de pessoas que acham que o próprio filho não deve respeito à professores, funcionários, etc… E como não citar a corrupção…
Claro que da mesma forma que testemunhamos a falta de educação, há também muitos exemplos de pessoas educadas, que estão tentando cumprir seu papel como cidadão. Mas a verdade é que ainda não estamos preparados para o pensamento coletivo, é cada um pensando em si próprio, temos que evoluir e muito, mas se cada um fizer a sua parte, estaremos no caminho da evolução.
(Autora: Fabiana Dainese Mauch)
(Fonte: gratidao.palavras)
Imagem de capa: Maya Kruchankova/shutterstock
Se você está à procura de um filmaço que mistura romance, humor e uma pitada…
Se você estava procurando um bom motivo para não sair de casa hoje, saiba que…
O estudante é fruto de um arranjo familiar em que a mãe biológica é irmã…
Se você é fã de comédias românticas, provavelmente já ouviu falar de "Como Perder um…
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.