curiosidades

“Shallow” é plágio? Conheça a história dessa música que hitou em 2019!

Recentemente veio à tona o boato de que a música “Shallow”, que rendeu o Oscar para Lady Gaga, é um plágio de uma música lançada em 2012, chamada “Almost” do cantor e compositor Steve Ronsen.

“Chamaram-me a atenção para o facto de a canção ‘Shallow’ ser parecida com a minha. Não fui eu que procurei isto, nem sequer vi o filme (ouvi dizer que é bastante bom). Admiro a Lady Gaga e só quero esclarecer isto” comentou Steve.

Ronsen também colocou em questão a opinião de um musicólogo, que também havia visto semelhanças entre as duas músicas. O advogado de Lady Gaga respondeu às queixas dizendo ser essa atitude oportunista.

“Estão tentando ganhar dinheiro fácil às custas de uma artista de sucesso. É vergonhoso e errado”, assegurou o advogado da cantora.

O desfecho foi que o advogado de Gaga reuniu diversas opiniões de vários especialistas e as semelhanças entre ambas as músicas não foram consideradas significativas o suficiente para que fosse considerado o plágio.

“Já enviámos [ao advogado do músico] uma carta extensa com as conclusões de vários musicólogos de destaque, nenhum dos quais encontrou semelhanças significativas entre as duas canções. Mesmo o musicólogo a quem ele recorreu reconheceu que a progressão de três acordes [presente em ambas as músicas] é comum a muitas músicas anteriores à canção do seu cliente”.

Shallow, na verdade foi uma composição de Lady Gaga, juntamente com o compositor Mark Ronson (responsável por “Rehab” de Amy Winehouse”) para o filme “Nasce uma Estrela”.

Inicialmente a música seria cantada por Gaga e um dublador que faria a voz de Bradley Cooper, portanto, ela ao ouvir o ator cantando, conseguiu convencê-lo a fazer o dueto com sua própria voz, o que sabemos que deu super certo!

Gaga conseguiu até mesmo convencer Bradley Cooper à cantar e gravar a música sem playback na frente de mais de 2 mil pessoas. Como aquele momento seria único, Cooper pediu, como diretor do filme, para que Gaga aproveitasse o momento e se deixasse levar por ele. Mais tarde, Lady Gaga confessou que sentiu como se estivesse mesmo cantando para um grande público pela primeira vez.

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

6 frases que pessoas passivo-agressivas usam achando que é normal

No dia a dia, a maneira como nos expressamos pode afetar diretamente nossos relacionamentos interpessoais.

24 horas ago

Veterinária que doou cães de Letícia Sabatella sem consentimento faz graves acusações contra a atriz

A veterinária Adriene Firmo acusa a atriz Letícia Sabatella de negligência com seus cachorros, Bertoldo…

1 dia ago

O filme da Netflix que encantou a crítica e se tornou um dos 10 mais vistos de todos os tempos na plataforma

Este filme estrelado por Charlize Theron foi um sucesso absoluto de crítica e de público…

2 dias ago

O que diz a psicologia sobre pessoas que andam com as mãos no bolso?

Em uma sociedade onde a comunicação não verbal desempenha um papel cada vez mais importante,…

2 dias ago

Cão mais caro do mundo: híbrido de lobo e pastor caucasiano é comprado por R$ 32,6 milhões

O filhote Cadabomb Okami, resultado do cruzamento entre um lobo e um pastor caucasiano, foi…

3 dias ago

Descubra o que o ator Lázaro Ramos fez com a casa onde sua mãe foi agredida pela patroa

Em uma das passagens de seu novo livro, 'Na Nossa Pele', o ator se recorda…

3 dias ago