Sobre o “Diário de Fabiana, uma menina não muito normal”

Por Nara Rúbia Ribeiro

Há pouco tempo eu falava aqui no site, numa crônica, sobra a importância de permitirmos que os nossos filhos sonhem ser aquilo que de fato querem ser. E para construírem seus sonhos, as crianças necessitam também perguntar a si mesmas: quem sou eu?  Essa é a busca de Fabiana, uma menina de oito anos de idade, no livro denominado “Diário de Fabiana, uma menina não muito normal”, que acabo de receber, via correio.  E o sentimento da Fabiana encontra um eco singular, uma sintonia perfeita na escrita da autora, Beatriz Kusdra, uma encantadora paranaense que também tem oito anos de idade.

contioutra.com - Sobre o “Diário de Fabiana, uma menina não muito normal”contioutra.com - Sobre o “Diário de Fabiana, uma menina não muito normal”No livro, ela começa dizendo ao diário que precisa saber quem ela é. Mas que o que quer saber não tem nada a ver com o tamanho do cabelo, com o jeito que ela é por fora. O que a preocupa é ser, a cada hora, uma pessoa diferente. Em razão disso, acha-se uma pessoa “estranha”, ” não muito normal”. Escrevendo ao seu diário, fala de sentimentos como timidez, inveja, o início do encantamento com os meninos. Fala sobre amizade e sobre a relação com o irmão (em regra conturbada).contioutra.com - Sobre o “Diário de Fabiana, uma menina não muito normal”contioutra.com - Sobre o “Diário de Fabiana, uma menina não muito normal”

Então, eu venho aqui dizer que fiquei muito feliz por conhecer essa escritora tão especial e carismática que, mesmo tendo soprado apenas oito velinhas já se aventura no mundo das histórias, na criação dos personagens, na elaboração das falas, na discreta proposição das temáticas.

E digo à Beatriz: Sabe, Bia. Todo mundo é assim, meio que não muito normal. Somos meio estranhos, mesmo. Agimos sem entender. Pensamos coisas sem saber direito o motivo. Sentimos o que não compreendemos. Ser estranho é normal. E temos que ser normais, mas não muito. Não é mesmo? Dê um beijo na vovó Vera Lúcia Kusdra e diga que ela não está sozinha. Nós também estamos muito orgulhosos de você. E a agradeça pela remessa do livro. Sei que acabo de conhecer uma grande e especial escritora.

Nara Rúbia Ribeiro: colunista CONTI outra

Escritora, advogada e professora universitária.
Administradora da página oficial do escritor moçambicano Mia Couto.
No Facebook: Escritos de Nara Rúbia Ribeiro
Mia Couto oficial

Você achou esse conteúdo relevante? Compartilhe!

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

O que está por trás da candidatura à presidência anunciada por Felipe Neto

O influenciador digital e empresário Felipe Neto pegou seus seguidores de surpresa ao anunciar, nesta…

2 horas ago

Ex-galã de Malhação revela quanto lucrou com carrinho de cerveja no carnaval

O ator Daniel Erthal diz ter vendido 700 cervejas em apenas uma noite e conseguido…

7 horas ago

Médica faz alerta sobre diagnóstico do ator Danton Mello: ‘Se instala de forma silenciosa’

O artista de 49 anos diz que precisou adotar um novo estilo de vida após…

9 horas ago

Qual foi a causa da morte de Val Kilmer, ator de ‘Batman’, ‘The Doors’, e ‘Top Gun’,

O ator Val Kilmer morreu nesta terça-feira, 1º, aos 65 anos, após uma forte pneumonia.…

1 dia ago

Ana Maria Braga manda recado emocionante para Preta Gil: “Antes de você ir embora”

A apresentadora do 'Mais Você' se emocionou ao vivo ao comentar a participação de Preta…

1 dia ago

O que a psicologia diz sobre pessoas que demoram pra responder mensagens no WhatsApp

Entenda os fatores psicológicos por trás da demora em responder mensagens e como isso afeta…

1 dia ago