Por Hirondina Joshua
Bater uma mulher será sinal de superioridade?
Assediá-la será sinal de masculinidade?
E o machismo? Parece-me ser um mal que atacou não só os homens, mas as mulheres também. Aquelas que dizem e aceitam a condição de serem manipuladas, de não poderem se auto-descobrir.
Só aos homens é admitida a “liberdade” e que se não questione. A Natureza assim o fez. E prontos. Vivemos e morremos nesse dogma de sobrevivência que alguém inventou…
Bom é saber que ainda há mulheres humanas. Ser humano não é se supervalorizar, é antes reconhecer no outro um ser; igual ou não mas um ser.
E as mulheres com quem conversei esta semana, infelizmente vítimas de violência doméstica, são humanas, não porque apresentam estrutura física que demonstre. Mas porque denunciam actos desumanos. Não permitir que um outro ser destrua nossa integridade física, moral e intelectual é um gesto de ser humano.
A violência inicia quando uns se julgam superiores aos outros e outros e as vítimas se aceitam como “coisas”, e de facto se tornam coisas.
A sociedade educa um indivíduo a ser ou Homem ou mulher. Deviam educar para serem humano.
Está integrada em várias antologias, revistas, jornais, sites, blogues nacionais e internacionais. Teve Menção Extraordinária no Premio Mundiale di Poesia Nósside 2014.
A Geração Z, que já ocupa posições de liderança em diversas empresas, traz uma nova…
Um vídeo que viralizou nas redes sociais recentemente faz um alerta para um perigo doméstico…
Novas imagens dos astronautas Sunita Williams e Barry Wilmore, que estão na Estação Espacial Internacional…
Se você já está cansado dos títulos famosos e antigos da Netfix, essa indicação é…
A atriz e modelo cubana Lisandra Silva revelou ter suspendido o uso de Ozempic, medicamento…
O filme que acaba de estrear na Netflix e já figura no TOP 10 em…