Dados divulgados pelo Japão na última semana acenderam um sinal de alerta no país asiático. De acordo com os índices atualizados, 2.153 pessoas morreram por suicídio somente em outubro.
O número se torna ainda mais espantoso se comparado com o total de mortos por covid-19 até agora no Japão: 2.057, segundo o jornal Japan Times.
Para Michiko Ueda – especialista no tema e professor da Universidade Waseda, em Tóquio – há a hipótese de que o número elevado de suicídios tenha relação com a pandemia de Covid -19.
“Nem tivemos um lockdown, e o impacto da covid aqui é mínimo em comparação a outros países… Mas ainda vemos um grande aumento no número de suicídios. Isso indica que outros países podem ver um aumento similar ou ainda maior nos números no futuro.”, disse Ueda em entrevista à CNN dos Estados Unidos.
O Japão é uma das excessões no mundo quando se trata da divulgação frequente de dados sobre suicídio. Isso talvez se explique pelo fato de ser um dos países em que essa causa de morte é mais comum.
Em 2016, a taxa de mortalidade por suicídio no Japão era de 18,5 a cada 100 mil habitantes — quase o dobro da média global, de 10,6 a cada 100 mil habitantes.
No Brasil, em 2016, a taxa de mortalidade por suicídio era de 6,5 a cada 100 mil habitantes.
***
Redação Conti Outra, com informações de Notícias UOL.
Foto destacada: Kyodo News.
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…