Superar um relacionamento não é tentar provar ao outro que você está feliz. É estar feliz sem precisar provar isso para ninguém. Já acompanhei alguns términos de namoro e isso me fez perceber algumas coisas: Primeiro, cada um possui o seu tempo para sofrer. Cada um sofre a sua maneira. Tem gente que sofre calado, outros escancaram a tristeza. Tem gente que supera rapidamente, outros levam meses ou até anos. Mas o que não combina com a tal superação são as inúmeras tentativas pós-término de parecer “bem” e feliz quando, de fato, a pessoa não está.
Pessoas que postam fotos com sorrisos vibrantes, mas que por dentro se sentem vazias. Pessoas acompanhadas nas festas, mas que vivem e sentem a solidão de perto. Essa necessidade do ser humano de precisar demonstrar que está bem quando não está ainda vai longe. A verdade é que, quando superamos um relacionamento, ao contrário do que possa se pensar, não é necessário provar nada a ninguém. A nossa própria história e indiferença dão conta de transmitir essa mensagem ao mundo e a quem quiser ouvir. Sem precisar gritar, sem precisar fazer barulho.
Então, não serão frases postadas no Facebook ou fotos “felizes” no Instagram que darão o atestado de superação. Já ouviu dizer que carroça vazia é a que mais faz barulho? Pois bem, pós-término de namoro quem muito deseja provar acaba mostrando o contrário. Conheci pessoas que não sofreram muito com o término e que continuaram tocando a sua vida e entendendo que não deu certo. Outras fingiram estar bem quando estavam desmoronando. E esse “estar bem” era visto como forma de atacar o outro, como forma de mostrar que “tudo bem não ter dado certo com você eu estou melhor agora” quando de fato não estavam.
Não sou a favor do ficar morrendo de amores e todas essas tragédias de um adeus, de ficar se humilhando ou coisa do tipo. Eu só não acho válido tentar provar para o mundo que você superou algo que ainda está vivo em você. Essa autossabotagem só atinge a uma pessoa: você mesmo. Às vezes é preciso aceitar o que sentimos saber dos nossos limites e então só assim podemos decidir o que faremos com tudo o que estamos vivendo. Podemos tocar a vida sem fazer tanto alarde e causar barulho. Entenda: o amor começa por si mesmo. Ame-se. Respeite-se. Cuide-se. Não implore amor de ninguém. E quanto ao que você sente só diz respeito a uma pessoa: Você. Não se engane nem se sabote. Aceitar a realidade é um grande começo para recomeçar.
Imagem de capa: StockLite/shutterstock
A ex-dançarina do 'É o Tchan' resolveu remover o ácido hialurônico aplicado em seu rosto…
O icônico poste listrado giratório presente na entrada das barbearias carrega um simbolismo que poucos…
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…