No último final de semana, viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra a cantora Maiara, da dupla com Maraísa, interrompendo seu show para discutir com uma fã que a ofendeu ao chamando-a de “calango seco”.
“Mulher fazendo barraco em festa. Uma festa tão tranquila”, iniciou a sertaneja. “Se você tocar algo mais para cima, você vai ser retirada da festa. Você tá colocando as pessoas em risco”, acrescentou a cantora, recebendo apoio da plateia.
“Saia, saia daqui, vai fazer barraco na sua casa”, bradou a famosa na ocasião.
A sertaneja, que revelou já ter perdido cerca de 30 quilos, tem recebido muitas críticas devido ao seu emagrecimento. Atualmente pesando 47 kg, a cantora tem deixado algumas pessoas preocupadas com a sua nova silhueta. Maiara, no entanto, garante estar saudável e fazendo acompanhamento médico.
As críticas à aparência da cantora tiveram início no final de março deste ano, quando a cantora compartilhou algumas fotos e vídeos em que aparece de biquíni, exibindo o corpo consideravelmente mais magro. Como respsota às críticas, a sertaneja gravou um vídeo negando que está com anorexia ou outra doença.
“Vocês acham que eu emagreci da noite pro dia?! Não foi, já tem mais de um ano que eu tô nesse processo. A minha saúde tá melhor do que nunca!”, explicou na ocasião.
O que é Anorexia?
A anorexia, ou anorexia nervosa, é um transtorno alimentar caracterizado pela restrição extrema da ingestão de alimentos, um medo intenso de ganhar peso e uma percepção distorcida do próprio corpo. Indivíduos com anorexia frequentemente veem-se como acima do peso, mesmo estando abaixo do peso saudável, e podem adotar comportamentos como dieta rigorosa, exercício excessivo, uso de laxantes ou vômitos induzidos.
O diagnóstico da anorexia é feito por um profissional de saúde mental e geralmente inclui uma avaliação abrangente que envolve a história médica do paciente, entrevistas psicológicas e critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). Os critérios incluem: restrição de energia levando a um peso corporal significativamente baixo, medo intenso de ganhar peso e distúrbio na percepção do próprio peso ou forma corporal.
O tratamento da anorexia é multidisciplinar, envolvendo psicoterapia (como a terapia cognitivo-comportamental), acompanhamento nutricional e, em alguns casos, medicação para tratar sintomas associados, como ansiedade e depressão. O apoio da família também é crucial para a recuperação. Em casos graves, a hospitalização pode ser necessária para tratar complicações médicas e restaurar o peso corporal de forma segura.