Passada a Quarta-feira de Cinzas, os católicos entram oficialmente na quaresma, que se define como um período de oração, jejum e caridade. A tradição abre o período litúrgico da quaresma, um tempo que representa o agora.
De acordo com o padre Reginaldo Padilha, estes 40 dias que antecedem a Páscoa Cristã representam um momento de penitência e reflexão. Neste perpíodo até os ritos nas celebrações são diferentes.
“Nesses 40 dias somos chamados não somente a ouvir a palavra de Deus, mas, a partir de três dimensões: da caridade, do jejum e da oração, a prepararmos bem a nossa vida. É um tempo de graça, penitencial…é um tempo onde o cristão é chamado a vivenciar a experiência da penitência, do confessionário tudo isso para que possamos celebrar e preparar bem o nosso coração para maior festa do calendário litúrgico”, ressaltou.
Ainda segundo o padre Reginaldo, além dos atos de penitência ou abstinência, onde o cristão abre mão de algum alimento, objeto ou costume, é necessário ter um propósito e uma experiência de mudança no coração.
“Por exemplo, tem pessoas que não comem chocolate, mas, falam mal da vida do outro. Tem outros que deixam de beber e são pessoas autoritárias, racistas, estamos vivenciando tudo isso na sociedade, então, é uma oportunidade da gente somar situações que nos deixam pessoas diferentes a partir da nossa experiência de vida e talentos no nosso coração”, finalizou.
***
Redação CONTI outra. Com informações de G1
Uma cena inusitada e carregada de simbolismo marcou o Cemitério da Saudade, em Sumaré (SP),…
Na charmosa cidade de Lucerna, às margens do Lago dos Quatro Cantões, encontra-se a histórica…
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…
Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…
Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…