A influenciadora mineira Byanca Moraes, de 29 anos, sempre acreditou ser uma mulher independente e empoderada. Antes de conhecer seu atual esposo, ela considerava que mulheres que viviam sustentadas por seus marido eram submissas e usadas apenas como um item decorativo dentro da pópria casa.
“Mas quando isso aconteceu comigo eu descobri que era o contrário”, disse Byanca à BBC Brasil.
A jovem hoje mora na Flórida com o marido americano Aaron, que arca com todas as despesas da casa. Ela tem usado as redes sociais para falar abertamente sobre o tema e defender a ideia de que mulheres modernas e independentes também podem ter “um homem provedor” em suas vidas.
Para Byanca, desejar que o homem assuma todas os gastos não significa apoiar o modelo patriarcal de família tradicional.
“Esse conceito mudou muito. O homem provedor hoje em dia é aquele que te alimenta financeiramente, mas também te exalta, te reconhece e te admira. Esse deveria ser o mínimo para todos os relacionamentos, mas infelizmente não é”, diz a mineira.
Byanca recentemente causou alvoroço nas redes sociais ao compartilhar um vídeo em que conta “os luxos” que o marido permite que ela tenha como responsável pelas finanças do casal.
“Faz muito tempo que eu não pago uma conta”, afirma ela no vídeo, confessando ainda que sequer se lembra da data de vencimento do aluguel da casa.
“Toda semana, no mínimo uma vez, a gente sai para jantar e eu tenho o luxo de poder levar minha micro bolsinha que só cabe um batom porque eu sei que ele que vai pagar a conta.”
Byanca diz ter acesso a todas as contas bancárias do casal e tem permissão para comprar o que desejar, “mesmo eu sendo aquela que não traz o dinheiro para casa”.
Ela conta ainda que mantém seu trabalho como influenciadora, mas diz que todos os lucros que obtém através das redes sociais são destinados a gastos supérfluos com ela mesma ou investimentos pessoais. “Mas se um dia eu decidir parar de trabalhar, sei que ele vai me apoiar”, afirma.
Segundo ela, seu modelo de relação reflete a confiança do marido em seu senso de responsabilidade financeira e também pode ser visto como uma forma de valorizá-la.
A influenciadora relata que, além de pagar as contas e jantares, o marido frequentemente a presenteia. “Não acho que é necessário o homem pagar algo para você se sentir valorizada. Mas essas pequenas coisas fazem a diferença.”
Mas se engana quem pensa que, por ser sustentada pelo marido, Byanca assume sozinha todas as tarefas domésticas. Segundo ela, os cuidados com a casa são realizados pelos dois. “Não existe essa obrigação de que por ele estar pagando eu tenho que fazer isso ou aquilo”, diz.
“Na realidade mesmo, aqui dentro de casa nós dois sentamos para conversar sobre qualquer tipo de assunto e tomamos todas as decisões juntos.”
***
Redação Conti Outra, com informações da BBC Brasil.
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…