Em uma entrevista de emprego, cada gesto conta, e um bom exemplo disso é a revelação surpreendente feita por Trent Innes, ex-diretor administrativo da Xero Australia, empresa que fornece softwares de contabilidade para pequenos negócios. O executivo contou que costuma usar uma tática inusitada para avaliar candidatos: o teste da xícara de café.
Segundo o Innes, o teste consiste em observar se o candidato à vaga toma a iniciativa de devolver uma xícara vazia (depois de ter tomado café) à cozinha da empresa, sem que a tarefa lhe tenha sido solicitada, isto é. O executivo asutraliano contou que se recusa a contratar pessoas que não passam nesse teste.
“Sempre levo [o candidato] para passear em uma de nossas cozinhas e, de alguma forma, [ele] sempre acaba saindo com uma bebida”, disse Innes em uma entrevista para o podcast “The Ventures”.
“Então pegamos a bebida, fazemos a entrevista, e uma das coisas que sempre procuro no final da entrevista é: a pessoa que está fazendo a entrevista quer levar aquele copo vazio de volta para a cozinha? Você pode desenvolver habilidades, pode ganhar conhecimento e experiência, mas tudo se resume à atitude, e a atitude sobre a qual falamos muito é o conceito de ‘lavar sua própria xícara de café’.”, compeltou ele.
O executvo explica que o truque secreto possibilita que ele tenha um vislumbre de como as pessoas serão como funcionários. “Eu estava tentando descobrir qual era a tarefa mais simples que eu poderia encontrar que, independentemente do que você fizesse dentro da organização, ainda fosse superimportante e realmente impulsionasse uma cultura de pertencimento”, disse ele.
Ainda de acordo com Innes, apenas 5% a 10% dos entrevistados falham no “teste da xícara de café”, pois não levam as xícaras vazias de volta para a cozinha. “O que realmente agrada é que a grande maioria das pessoas se oferecem para levar”, disse ele.