Algumas pessoas têm o hábito de tirar os sapatos antes de entrar nas habitações, sejam elas suas, de amigos, ou de outras pessoas. Mas já alguma vez pensaste sobre por que fazem isso? Qual o verdadeiro motivo por trás disso?
Esse hábito está ligado a questões culturais, como a crença de que fazendo isso eles deixam as “energias impuras” da rua, na rua. Além disso, tirar os sapatos antes de entrar em casa é um gesto de respeito, pois demonstra que não queres “sujar” aquele lugar e que tens a humildade de despir os pés para pisar aquele chão, como se faz num local sagrado.
O costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa também é comum em outros lugares do mundo, onde a neve e o barro são motivos para as pessoas removerem o calçado, antes continuar a andar pelo lar sujando tudo.
Mas é realmente necessário?
Esse é um gesto higiênico acima de tudo. Já paraste para pensar em quantos germes e bactérias trazes diariamente na sola do sapato para dentro de casa? Lixo, dejetos de cão, e lembra-te que muita gente “cospe” no chão…
Um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), alerta para o facto de que 96% dos calçados de quem caminha pela rua têm contacto com germes e bactérias, ou seja, praticamente todos chegam com os sapatos nojentos em casa.
A bactéria mais comum que vem da rua para casa é Escherichia Coli, que pode causar diarreia, infecção urinária, doença respiratória e até pneumonia!
Por isso, sempre que entrares em casa, tire os sapatos. É mesmo uma questão de saúde.
Dica 1: Para reduzir ainda mais os riscos, higienize a sola dos calçados regularmente com água e sabão.
Dica 2: Para reduzir em até 85% a quantidade de sujidade, coisas nojentas e bactérias no chão do lar, monte um cantinho na entrada da casa, usando caixotes, com mesma função de um genkan (aquele espaço com degrau que serve para dividir a entrada principal da casa do restante do imóvel), assim ele se tornará um lembrete para ti e para os visitantes, de que os sapatos devem ser deixados ali, antes de entrar.
Dica 3: Deixe sempre um produto de higiene para os pés a disposição próximo a área onde os sapatos ficam. Caso algum amigo tenha problema com chulé, isso pode salvar o dia.
Dica 4: Deixa chinelos à disposição para quem não se sente à vontade quando descalço. Se possível do modelo fechado, para o caso de alguma amiga não tenha pintado as unhas.
Fonte indicada: Saúde em Beleza
O icônico poste listrado giratório presente na entrada das barbearias carrega um simbolismo que poucos…
Uma série perfeita para maratonar em um fim de semana, com uma taça de vinho…
Alerta Lobo ( Le Chant du Loup , 2019) é um thriller tenso e envolvente…
Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro…
O Detran de Goiás (Detran-GO) divulgou uma informação curiosa que tem gerado discussão nas redes…
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…