Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025
Foto: Divulgação

Uma nova atração turística promete movimentar o turismo nas divisas entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais a partir de 2025. Trata-se de uma rota ferroviária de 36 quilômetros que ligará as cidades de Três Rios (RJ) e Sapucaia (RJ), passando também pelo município mineiro de Chiador. O percurso será realizado por um trem de passageiros que percorrerá regiões de beleza natural e paisagens serranas.

Segundo a CNN, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a empresa de logística VLI e a ONG Movimento Nacional Amigos do Trem, que assinaram um Contrato Operacional Específico (COE). O contrato foi enviado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e aguarda aprovação para que a operação tenha início. Foram investidos cerca de R$ 40 milhões no recondicionamento do trecho ferroviário, que integra a malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Belezas e história ao longo do trajeto

O trem partirá de Três Rios, cidade localizada a 125 quilômetros da capital fluminense e reconhecida pelo ecoturismo e seu rico patrimônio histórico, com construções do século 19 e do início do século 20. Além disso, o município é cortado pelo Caminho Velho da Estrada Real, rota histórica utilizada para o escoamento de ouro das terras mineiras.

contioutra.com - Trem turístico promete ligar RJ e MG com belas paisagens a partir de 2025
Foto: Divulgação

O percurso também inclui Chiador, em Minas Gerais, e termina em Sapucaia, na divisa entre os dois estados. Com cerca de 17.700 habitantes, Sapucaia é conhecida por suas paisagens naturais e seu apelo histórico.

A ferrovia em números

A Ferrovia Centro-Atlântica é a maior do Brasil, abrangendo três regiões e conectando mais de 250 municípios em sete estados, além do Distrito Federal. Atualmente voltada para o transporte de cargas como milho, soja, açúcar, combustíveis e etanol, a ferrovia também apresenta potencial para novos projetos de transporte de passageiros. Seguindo esse modelo, o CEO da VLI, Fábio Marchiori, destacou que outros trechos da ferrovia poderiam ser adaptados para iniciativas similares no futuro.

 

 







As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.