Na noite deste domingo (15/9), o navio de carga Concórdia naufragou nas proximidades da Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, enquanto fazia a rota para Fernando de Noronha. A embarcação transportava materiais de construção e alimentos para abastecer a ilha, mas até o momento, os oito tripulantes a bordo não foram localizados.
De acordo com o proprietário do navio, Antônio Gonçalves, a embarcação saiu de Recife no sábado (14/9) e estava na metade do caminho quando a carga se soltou. A tripulação decidiu retornar para o porto, mas o navio afundou antes que pudesse completar a manobra. “O barco pode transportar até 180 toneladas e estava cheio. O prejuízo é grande”, declarou Antônio.
O alerta sobre o naufrágio foi emitido por meio de grupos de navegadores que colaboram nas buscas pelos desaparecidos. A Marinha do Brasil ainda não divulgou um comunicado oficial sobre o incidente.
O Concórdia fazia o trajeto de cerca de 545 quilômetros entre o Recife e Fernando de Noronha, um percurso que geralmente leva até 48 horas para ser completado.