A jornalista Gloria Maria passou por uma cirurgia no último dia 11 para a retirada de uma “lesão expansiva cerebral”. Na quinta-feira (14), ela recebeu alta do hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, onde o procedimento foi realizado, e lá está em casa.
A apresentadora do Globo Repórter se sentiu mal no dia 7 de novembro e foi internada. Após ser submetida a uma ressonância magnética, foi detectada uma lesão cerebral e ela precisou passar por uma cirurgia de emergência.
A lesão cerebral, conhecida também como neoplasia, ou popularmente como tumor, pode benigno ou maligno.
Vale ressaltar que nem todo tumor é câncer. A palavra tumor corresponde ao aumento de volume observado numa parte qualquer do corpo. Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia – que pode ser benigna ou maligna.
Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. O lipoma e o mioma são exemplos de tumores benignos.
As neoplasias benignas não costumam apresentar risco à vida, entretanto, podem complicar-se quando aumentam em grande quantidade, levando à compressão de órgãos e tecidos próximos.
As neoplasias malignas, por sua vez, são formas mais graves, podendo ser de difícil tratamento, principalmente quando descobertas tardiamente.
● Dores de cabeça: costumam ser o primeiro sintoma a se manifestar e se tornam mais frequentes à medida que o tempo passa. Podem não melhorar com remédios comuns para dor de cabeça e ser acompanhadas por náuseas e vômitos. Elas podem piorar quando o paciente se deita ou abaixa a cabeça.
● Convulsões: as convulsões assumem diferentes formas como apresentar dormência, formigamento, movimentos descontrolados dos braços e das pernas, dificuldades na fala, sentir cheiros estranhos ou ter sensações estranhas, episódios de inconsciência e convulsões.
● Mudanças nas funções cognitivas, no humor ou na personalidade: o paciente pode ficar retraído, temperamental ou ineficiente no trabalho, sentir-se tonto, confuso ou incapaz de pensar. Depressão e ansiedade, especialmente se aparecem repentinamente, também podem ser sinais de tumor cerebral. O paciente também pode se tornar desinibido ou agir de forma completamente diferente da que lhe era habitual.
● Mudanças na fala: como dificuldade para encontrar palavras, falar de forma incoerente, incapacidade de se expressar ou de compreender a linguagem.
● Alteração nas capacidades auditiva e olfativa ou na visão, incluindo visão dupla ou embaçada.
● Perda do equilíbrio ou da coordenação
● Mudança na capacidade de sentir: calor, frio, pressão, um toque leve ou algo afiado.
● Alterações no pulso ou frequência respiratória: se o tumor pressionar o tronco cerebral.
Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento de um tumor no cérebro, de acordo com Leonardo Takahashi, especializado em neurocirurgia funcional pelo serviço da Central da Dor e Estereotaxia do Hospital A.C Camargo Câncer Center, em São Paulo.
Se o tumor se originou na cabeça, doenças genéticas são determinantes, segundo Takahashi.
“Já o hábito de fumar aumenta a chance de câncer de pulmão que, de acordo com estatísticas, é o tipo de tumor que mais gera metástase no cérebro”, afirma o especialista.
No caso das mulheres, o câncer de mama é o que tem mais probabilidade de se espalhar. A exposição à radiação também é arriscada: “Nessa situação, ocorre uma mudança no DNA das células, que pode gerar um tumor”, finaliza Leonardo Takahashi.
Redação CONTI outra. Com informações de Catraca Livre e R7
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.
Como estudantes, muitas vezes nos deparamos com imagens de texto que talvez precisemos incluir em…
O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…
Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…
Homem que realizou ataque com explosivos esteve em acampamentos golpistas em Santa Catarina e deixou…