Photo by Hermes Rivera on Unsplash
Glover Teixeira finalmente faturou e conquistou seu primeiro título do UFC no sábado, 30 de outubro de 2021 no UFC 267 contra Jan Błachowicz.
Depois de uma batalha contra a parede da gaiola, Teixeira foi capaz de pegar as costas do adversário e colocá-lo no tatame. Ele acertou alguns socos fortes de cima antes de acertar Błachowicz e acertar o mata-leão.
Round 1 da Luta Principal: Błachowicz vs Teixeira
Os dois lutadores tocaram nas luvas e iniciaram a luta. Blachowicz começou a acertar alguns chutes baixos. No entanto, Teixeira conseguiu uma queda massiva no início para ganhar impulso rápido.
O polonês manteve a guarda fechada e não fez muito para se levantar. Ele foi capaz de liberar um braço ocasional e acertar alguns socos curtos, mas nada significativo.
Glover mexia no rosto e no pescoço, a fazer alguns truques sujos do tipo boxe para irritar Blachowicz. Ele fez uma postura e acertou uma cotovelada forte enquanto Blachowicz tentava acertar socos por baixo e jogar na defesa.
Texeira continuou com algumas cotoveladas e socos fortes, a atingir o lado do corpo e na cabeça para confundir o campeão. Ainda, pressionou a cabeça do polonês em um aperto de Muay Thai para obstruir sua respiração e Blachowicz resistiu.
O round acabou sem vitória para qualquer um dos lados. Entretanto, a superioridade do brasileiro naquele momento estava clara.
Round 2: Texeira acerta o mata-leão e finaliza a luta principal
Blachowicz, após perder claramente a primeira rodada, começou a segunda com um jab. Glover tentou prendê-lo contra a cerca. Mas mudou de estratégia e agarrou a perna do polonês, que conseguiu da tentativa de queda.
Por um curto tempo, Blachowicz estava a acertar bons golpes. Entretanto, estava a recuar consistentemente para escapar de uma nova derrubada.
O brasileiro o pegou com um sólido gancho de esquerda que fez o polonês cambalear, mas ele recuperou o equilíbrio e acertou Glover com um belo chute de sua autoria. Na loucura, Glover levou a luta ao chão e buscou uma kimura.
Sem sucesso, ele buscou uma nova estratégia. Assim, pegou as costas do polonês e o achatou no chão. Nessa posição, de barriga para baixo com Glover em cima dele, não houve outra escolha para o campeão.
Para finalizar, Texeira, então afundou em um mata-leão que fez Blachowicz bater quase imediatamente.
Petr Yan venceu o título interino do galo na decisão unânime sobre Cory Sandhagen
Em março passado, Yan cometeu um erro que provavelmente o assombrará pelo resto de sua vida. Em uma luta que já estava a dominar, Yan desarrolhou uma joelhada flagrantemente ilegal que acertou o rosto de Aljamain Sterling. Isso resultou em uma desqualificação e na perda do título de galo de Yan.
Ele estava a procurar uma chance de vingar aquele momento horrível em uma revanche com Sterling. Entretanto, o novo campeão foi forçado a desistir da luta devido a problemas persistentes no pescoço que exigiram cirurgia.
Os fãs foram brindados com o que pode ter sido uma luta ainda melhor. Cory Sandhagen entrou em cena para uma luta pelo título provisório que ocorreu na noite do UFC 267.
Sandhagen teve um ótimo começo. Mas Yan provou que é um lutador de elite quando se trata de fazer ajustes na luta. Ele rebateu o movimento de Sandhagen e ataques mistos constantemente, a dominar a luta pelas quatro rodadas finais para ganhar o título provisório.
É provável que seja apenas um pequeno consolo depois daquele momento terrível contra Sterling. Mas o desempenho de Yan foi um lembrete sólido de que, não importa quem seja o campeão oficial, o russo é o melhor lutador do mundo na categoria.
Khamzat Chimaev é o lutador mais assustador do esporte
Houve algumas dúvidas no UFC 267 se uma batalha horrível com o COVID-19 havia destruído a carreira de Khamzat Chimaev. O russo que agora mora na Suécia estreou no UFC em 16 de julho de 2020, a dominar John Phillips antes de uma finalização no segundo turno.
Dez dias depois, Chimaev interveio contra Rhys McKee em curto prazo e foi ainda mais dominante. Então veio um nocaute com um soco contra Gerald Meerschaert que parecia amarrar um foguete ao seu potencial de estrela.
Mas logo, as esperanças de uma luta potencial com o principal candidato aos meio-médios, Leon Edwards, foram abandonadas quando Chimaev foi diagnosticado com COVID-19. A doença o afetou tanto que Chimaev sugeriu publicamente que ele poder ser forçado a se aposentar do combate.
No sábado, Chimaev voltou a lutar contra Li Jingliang naquela que deveria ter sido a luta mais dura de sua carreira. Em vez de lutar, Chimaev apostou em uma estratégia terrivelmente eficaz.
Ele pegou Jingliang cedo e carregou-o pela jaula, a conversar com o presidente do UFC Dana White antes de jogar Jingliang na lona e garantir um mata-leão.
Em quatro viagens ao octógono do UFC, Chimaev absorveu apensa um golpe significativo. 1 golpe. É a estatística mais ridícula não só no UFC, mas em todos os esportes profissionais e mostra como Chimaev é um lutador único e assustadoramente eficaz.
A próxima noite de UFC, a UFC 268, acontecerá no dia 06 de novembro e promete contar com várias lutas fantásticas. A luta principal é Usman vs. Covington 2, que certamente irá movimentar várias casas de apostas online.