Durante esta semana, a última superlua de 2020 poderá ser observada. Ela recebeu o nome de ‘Flower Moon’ (Lua das Flores) nos EUA, por conta das várias flores que desabrocham no hemisfério norte nesta época do ano. A Lua aparecerá cheia em sua totalidade nesta quinta-feira (07/05).
Para observá-la em seu momento de maior beleza, basta esperar o fim do pôr do Sol e olhar para o leste (de preferência com uma visão livre do horizonte, afinal o contraste da vista com prédios, montanhas e árvores faz a Lua parecer muito maior do que de costume). A Lua neste horário aparece maior e mais amarelada, porém nada te impede de observá-la quando ela estiver alta no céu, a diferença é que ela estará com um efeito menos impressionante.
Em 1979 o astrólogo Richard Nolle definiu o termo ‘superlua’ como qualquer Lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela apareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume. O fenômeno do Perigeu acontece regularmente a cada 28 dias, porém a ocorrência da Lua cheia em conjunto é mais rara.
Neste ano de 2020 ela já ocorreu três vezes, em 9 de fevereiro, 9 de março e 8 de abril. Porém, a partir de agora as ocorrências começarão a se distanciar. Em junho, por exemplo, a Lua estará no perigeu no dia 3, mas só estará cheia no dia 5, quando estará fora da posição “ideal”. Depois da Flower Moon, o evento só voltará a ocorrer em 27 de abril de 2021.
Alguns celulares já possuem aplicativos de bússola que mostram também o horário do pôr do Sol, mas mesmo que você não tenha essa tecnologia, uma simples pesquisa no Google resolve. Então, se você quiser aproveitar este fenômeno, pesquise o momento exato do pôr do Sol em sua cidade e observe o anoitecer a leste, garanto que a visão será linda!
Com informações de Olhar Digital
Se você é fã de comédias românticas, provavelmente já ouviu falar de "Como Perder um…
É impossível resistir aos seis deliciosos episódios desta série que está disponível na Netflix.
Poucas pessoas conseguem passar pelos 14 minutos arrebatadores deste filme sem derramar uma única lágrima.
Como estudantes, muitas vezes nos deparamos com imagens de texto que talvez precisemos incluir em…
O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…
Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…