Categories: COLABORADORES

Um surpreendente encontro com o Tempo

Não era tão tarde assim, mas cansado resolvi ajeitar-me no sofá apenas para relaxar um pouco. Acabei pegando no sono, pois já estava caminhando por entre os bosques que dão acesso àquela montanha onde costumo ir em meus sonhos. Lá do alto contemplo toda a cidade e reflito sobre meu dia. Parecia-me tudo normal até me encontrar com uma pessoa que dizia ser o próprio “Tempo”.

Foi acidental, juro! Na pressa em isolar-me naquele alto acabei esbarrando nele. Apresentamo-nos e ele então me arrastou para o Banco da Vida e em pouquíssimas e sábias palavras explanou-me sobre seu trabalho. Durante alguns minutos apenas escutei sua majestosa filosofia sobre o tempo de tudo. Deixou-me, entretanto, desconcertado quando perguntou: Diga-me jovem, qual a sua missão de vida e quanto tempo pretende consumir para realizá-la?

Desprevenido, montei uma lista na cabeça que parecia crescer a cada milissegundo e, não querendo desapontá-lo, citei apenas três delas aleatoriamente. Ao recitá-las tive a impressão de que elas foram colocadas em julgamento naquele exato momento. Será que eu realmente acreditava nelas? Refleti se havia feito as escolhas certas para minha vida e cheguei a pensar que o Tempo iria me criticar de alguma forma, mas nada disso ocorreu. Ele apenas sorriu sem pressa.

Muito gentilmente o tempo orientou-me. Reproduzo abaixo um pouco do que ouvi:

Sobre a porção de tempo que foi lhe dada, não possuas um alto consumo desperdiçado, não o perca naquilo que não for seu objetivo e nem o contamine com bobagens alheias. Muito menos interfira no tempo dos outros causando-lhes desconcertos. Saiba apreciar a riqueza que lhe foi concedida. Não espavente para longe nem o desvalorize tornando o que resta insuficiente para conquistar o que desejas. Aproveite cada fração, aprecie-o com muito amor e carinho, pois tudo passa muito depressa. Não te culpes num futuro próximo ao olhar o quanto tempo foi perdido.

O tempo então levantou-se, e despediu-se. Em calmaria saiu como se aproveitasse cada passo dado, deixando-me apenas com minhas reflexões.

Continuei apreciando a paisagem lá do alto. As pessoas lá embaixo eram como pequenos grãos que se movimentavam entre as ruas. Senti-me como se fosse uma águia no seu ninho, distante da tempestade. Bastaram apenas alguns minutos para que pudesse retornar a realidade e tomar coragem de anotar tudo: os sonhos, os passeios, as aventuras e os planos a realizar além de reservar uma grande parte deste tempo para desfrutar com quem amo.

Na verdade compreendi que o tempo vivido não se trata apenas de passar os dias em luxos demasiados, mas sim de saborear os prazeres da vida. Cada segundo dele é uma dádiva. O tempo é momento concedido, é livre e simples. Sem culpas e sem arrependimentos aproveite-o da melhor forma possível. E, acredite, ele não volta mais.

Robson Joaquim

Graduado em finanças, auditor de profissão, professor por paixão e escritor por uma boa causa. Mantém o Blog do Reportter .

Share
Published by
Robson Joaquim
Tags: tempo

Recent Posts

A assustadora síndrome das crianças que sucumbem ao coma para evitar o sofrimento

A Síndrome da Resignação é um fenômeno raro e intrigante que atinge predominantemente crianças em…

3 horas ago

O filme que faturou 31 vezes o próprio orçamento chegou à Netflix e vai mexer com sua mente

Prepare-se para mergulhar em um thriller psicológico que se tornou uma verdadeira lenda das bilheterias:…

7 horas ago

O novo filme da Netflix que vai te tirar da monotonia neste fim de semana

Este filme mal estreou e já conseguiu se estabelecer na lista dos 10 mais vistos…

1 dia ago

Homem de 39 anos afirma ser trans de idade: “Me sinto com 28”

Jackie diz que a sua idade biológica não corresponde à sua identidade pessoal. "Ter 28…

2 dias ago

7 atitudes que fazem as pessoas te respeitarem automaticamente

Pequenas ações diárias podem transformar completamente a forma como você é percebido pelas pessoas.

3 dias ago

Grávida de Taubaté ressurge na mídia 13 anos após fim da farsa; veja como ela está agora

Maria Verônica Aparecida Santos, a “Grávida de Taubaté”, decidiu reaparecer publicamente após 13 anos afastada…

3 dias ago