Le Petit Prince (no Brasil, O Pequeno Príncipe; em Portugal, O Principezinho) é uma obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943 nos Estados Unidos.
Numa primeira leitura, aparenta ser um livro para crianças, mas possui um grande teor poético e filosófico.
O autor do livro foi também autor das ilustrações originais.
É o livro em língua francesa que mais foi vendido no mundo, com cerca de 143 milhões de exemplares , e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro O Peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 idiomas e dialetos.
Falar do livro “O Pequeno Príncipe, entretanto, vai além do número de exemplares vendidos, da positiva crítica literária ou do seu caráter universal. Está muito acima disso. O que mais conta é o que ele representou e representa na vida de cada um. Nisso vale lembrar-se de quando você ouviu falar da existência do principezinho pela primeira vez. Dizer quem o apresentou a você.
Talvez relembrar as suas tentativas de desenhar o elefante dentro da jiboia, ou do quanto você procurou por uma rosa que fosse só sua. É possível que você também tenha desejado conhecer o Rei, e rir do do bêbado, embora com alguma pena.
São inúmeras emoções mergulhadas ali, naquele universo de luz, areia, sonho e poesia. Somente relembrando tudo o que sentimos, poderemos dizer do imenso valor desse livro que se tornou eternamente responsável por toda a ternura que em nós cativou.
Qual a surpresa nisso tudo?
Uma nova e belíssima animação que teve seu trailer (original em francês) divulgado nos últimos dias.
A animação estreiará primeiro na França, em outubro de 2015. No Brasil ainda não há previsão de estréia.
Confiram o trailer que já é de uma doçura ímpar e que traz o cover de Lily Allen da música Somewhere Only We Know.
É Pequeno Príncipe… “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
Esperamos por você!
Josie Conti e Nara Rúbia Ribeiro