Por Patrícia Dantas

Uns outros, é como ouso chamá-los! – já que não se mostram para minha profunda perplexidade e comoção.

Às vezes, vejo-os como tochas diante de um circo em algazarra, balançando as feras, com o intuito escancarado de arrancar risos inocentes de rostos que não pretendem se mostrar ao final da apresentação.

Preferem ser Uns Outros. Distantes. Intocáveis. Irreconhecíveis. Porque se mostrar conhecível e completo pode acarretar tremendas perdas. Difícil encontrá-los em seu estado líquido, filtrado, incomensurável.

Cruzamos com eles em todos os lugares, é você que está logo aí, sou eu que distribuo seu comportamento inexplicável em minha folha branca que pausa como uma insígnia secular, completando-se no correr das minhas forças.

É preciso mais que saber expressá-los, porque eles necessitam vir de um riso afoito e provocante – louco e esvoaçante, cheio de preferências pelo inusitado.

Também sou Uma Outra, desconhecida quando me olho ao longe, refletida no espelho que engana nossa percepção mais aguçada. O que ele quer com tamanha realidade jogada aos nossos olhos? poderia ser mais sutil, como o toque aveludado do amante que chega de máscaras para realizar a fantasia na sua noite dos mascarados.

Espera! Como ouso falar de algo que não entendo como posso descobrir? Essa questão de chocar a realidade como um surto de loucura que corre solta não pode sair dos palcos, do teatro, da fantasia, das inesquecíveis ficções, das tramas fragmentadas, dos personagens megalomaníacos e totalmente desprendidos de si.

É que bem lá no íntimo tenho algo de chocante e desproporcional, que luta, corre, devaneia, grita, que não suporta correntes nem meios-termos, que se eriça frente ao rosto vivo e visto todos os dias. É a roupa sempre nova. Um corpo leve e renovado. É o próprio palco armado cheio de personagens de mundos possíveis.

Às vezes mostro, outras vezes escondo o que me é essencial.

Imagem: do filme Blue Jasmine

Patricia Dantas

Colunista da CONTI Escritora no Wattpad: @patriciadantas1 Autora do livro de crônicas Intimidades de uma Escritora, pela Editora Multifoco. Coautora do livro de crônicas e poemas Vestidas de Palavras pela Editora Scortecci. Participação em Antologias: Solilóquio Antologia Crônicas, Focus Antologia Poética VII, Antologia Mundo, Concurso Antologia Poética, pela Editora Cogito.

Recent Posts

Nova série de suspense da Netflix tem 6 episódios viciantes e um desfecho surpreendente

Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…

4 horas ago

Somente 3% das pessoas é capaz de encontrar o número 257 na imagem em 10 segundos

Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…

5 horas ago

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

17 horas ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

1 dia ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

1 dia ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

2 dias ago