Um anúncio feito ontem, 28, por executivos de empresas farmacêuticas foi responsável por nos encher de esperança: uma ou várias vacinas contra a Covid-19 podem começar a ser lançadas antes de 2021. Eles ressaltaram que os desafios envolvido no processo podem ser “assustadores”, afinal estimativas dão conta de que sejam necessárias 15 bilhões de doses para interromper a pandemia.
Albert Bourla, CEO da Pfizer, disse que “Se tudo correr bem e as estrelas estiverem alinhadas, teremos evidências suficientes de segurança e eficácia para que possamos tomar uma vacina (contra a Covid-19) no final de outubro”, disse o CEO da Pfizer, Albert Bourla.
O anúncio foi feito em uma reunião virtual de grandes farmacêuticas organizada pela Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas (IFPMA, na sigla em inglês), que contou com a participação de Bourla.
A busca por uma vacina contra a Covid-19 já mobiliza mais de cem laboratórios ao redor do mundo. Dentre eles, dez chegaram à fase de testes clínicos em humanos, à exemplo da Pfizer, que se uniu à empresa alemã Biontech para desenvolver possíveis vacinas contra o novo coronavírus na Europa e nos Estados Unidos.
Thomas Cueni, diretor da IFPMA, Thomas Cueni, apontou estimativas de que o mundo precisará de cerca de 15 bilhões de doses para interromper o avanço do coronavírus, o que representa enormes desafios tanto de produção como de logística. “Não teremos quantidades suficientes desde o primeiro dia, mesmo com os melhores esforços”, disse Cueni.
De acordo com os executivos, outro desafio pode ser a falta de frascos de vidro para armazenar as doses. “Não existem frascos suficientes no mundo”, disse o CEO da AstraZeneca. Já se cogita até a possibilidade de dispor várias doses em um único frasco.
Pára Paul Stoffels, vice-presidente e diretor científico da Johnson&Johnson, se forem necessárias 15 bilhões de doses, será preciso que haja várias vacinas diferentes contra a Covid-19 para satisfazer a demanda mundial.
***
Redação CONTI outra. Com informações de O Tempo
Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP
Christopher Michael Langan, cujo QI é superior ao de Albert Einstein e ao de Stephen…
O filme, que já figura entre os pré-selecionados do Oscar 2025 em duas categorias, reúne…
O Japão é mundialmente reconhecido por sua saúde física e mental, com taxas impressionantemente baixas…
Graças às redes socials, Laura finalmente tem um grupo de amigas com quem compartilhar os…
Quantas vezes você já entrou em um cômodo da casa ou no trabalho e, de…
O Japão é conhecido mundialmente por suas práticas eficazes de autocuidado e bem-estar. Entre essas…