Até então destinada apenas ao grupo prioritário, a vacinação contra a gripe foi aberta à toda a população nesta segunda-feira (3). A decisão, anunciada pelo Ministério da Saúde após 50 dias de campanha direcionada para o grupo prioritário, objetiva visa evitar o desperdício das doses – a campanha segue até que elas acabem. Mesmo assim, o grupo prioritário continuará tendo precedência para a aplicação em todas as unidades de saúde.
No estado do Rio de Janeiro, a vacinação continua sendo exclusiva para grupos prioritários.
Até a última sexta-feira (31), 20% do público-alvo ainda não estava imunizado – faltam 11,9 milhões de pessoas para atingir a meta de 90% de cobertura. Os principais alvos são gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, crianças menores de seis anos, idosos, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da área de saúde, professores e povos indígenas.
Seis estados atingiram a meta: Amazonas (98,5%), Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%). Os estados com menor adesão são Rio de Janeiro (63,7%), Acre (73%) e São Paulo (73,1%).
A escolha do grupo prioritário é determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A imunização é a forma mais eficaz de evitar a infecção. A vacina protege contra os três subtipos do vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1, principal responsável pelas mortes no Brasil.
Integram o grupo prioritário:
● Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
● Gestantes;
● Puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
● Idosos;
● Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade;
● Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS.
Até o último dia 11 de maio, o país teve 807 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza, com 144 mortes no total – 89 óbitos e 407 registros de infecções causadas pelo vírus influenza A (H1N1).
E você, já se vacinou contra a gripe? Se não, procure sua carteira de vacinação e vá o quanto antes até o posto de saúde mais próximo de você, afinal, com saúde não se brinca, não é mesmo?
***
Redação CONTI outra. Com informações de G1
Imagem de capa: Vacinação contra a gripe é disponibilizada para toda a população — Foto: Robson da Silveira/ PMPA- reprodução G1
Jeniffer Castro, bancária que ganhou notoriedade após se recusar a trocar seu assento na janela…
A mais ousada e provocante das séries japonesas disponíveis na Netflix talvez ainda não tenha…
Muitas vezes, a sensação de estagnação, aquela percepção de que não estamos progredindo em nossas…
Com as temperaturas em alta, encontrar formas econômicas e eficientes de aliviar o calor é…
João Lucas Reis da Silva, pernambucano de 24 anos e atual número 401 do ranking…
"Está acontecendo algo", disse o prefeito de Washington Township sobre objetos que estão sendo vistos…