Há evidências que apontam que uma nova variante da Covid-19, descoberta no ano passado, pode estar associada a um aumento na mortalidade, afirmou nesta sexta-feira o primeiro ministro britânico, Boris Johnson.
Em uma entrevista coletiva, Johnson disse o seguinte: “Fomos informados hoje que, além de se espalhar mais rapidamente, também parece haver alguma evidência de que a nova variante, descoberta pela primeira vez em Londres e no sudeste da Inglaterra, pode estar associada a um grau aumentado da mortalidade”.
Ainda segundo o premiê britânico, todos os testes atuais evidenciam que ambas as vacinas ainda são eficazes contra as variantes antigas e novas.
Como explica Patrick Vallance, principal assessor científico do executivo do Reino Unido, no caso de um homem na casa dos 60 anos, a mortalidade no país era anteriormente de 10 pacientes por mil pacientes e atualmente seria entre 13 e 14 por mil.
Entretanto, Vallance fez questão de enfatizar que “há muita incerteza em torno desses números”.
“É preocupante que tenha havido um aumento da mortalidade, bem como um aumento da transmissibilidade”, disse ele.
País mais atingido na Europa pela pandemia, com quase 96 mil mortes confirmadas por Covid-19, o Reino Unido enfrenta uma nova onda de infecções desde a descoberta em dezembro de uma mutação do coronavírus entre 50% e 70% mais contagiosa, segundo cientistas britânicos.
Depois de se tornar o primeiro país ocidental a lançar uma campanha de vacinação em massa contra a Covid-19, em 8 de dezembro, o Reino Unido já imunizou 5,4 milhões de pessoas com as vacinas desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech e AstraZeneca/Oxford.
***
Redação Conti Outra, com informações de O Globo.
Crédito da imagem destacada: enriquelopezgarre por Pixabay
Você não vai querer sair da frente da TV após dar o play nesta nova…
Será que você consegue identificar o número 257 em uma sequência aparentemente interminável de dígitos…
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…