curiosidades

Veja como as tendências de beleza evoluíram nos últimos 100 anos.

Uma pesquisa recentemente feita pelo “Transform Hospital Group” examinou a evolução das tendências de beleza ao longo do século passado, explorando o impacto que eventos globais, celebridades e mídias sociais tiveram no desenvolvimento de tendências, produtos e tratamentos populares.

Em seguida, trabalharam com o artista Jan Koudela para visualizar as principais tendências de cada década.

Em entrevista para o Bored Panda, o Grupo revelou o que os inspirou para fazer este projeto: “Vimos que a pandemia de Covid-19 parece ter tido um grande impacto nas tendências de beleza – houve uma mudança real em direção aos cuidados com a pele e veio à tona uma maquiagem ‘mais discreta’. Isso nos fez pensar sobre como as tendências evoluíram e o que as influenciou, então partimos e pesquisamos muito sobre isso e depois trabalhamos com um grande artista chamado Jan Koudela, que visualizou as maiores tendências para nós.”.

O resultado da pesquisa, atrelado às ilustrações feitas pelo artista são surpreendentes e instigantes! Vamos conferir?

Década de 1920

“Em 1920, melindrosas como Louise Brooks fizeram uma declaração de moda ousada com uma aparência de maquiagem jovem e atraente. Mais cremes faciais comerciais foram desenvolvidos também, incluindo o creme anti-envelhecimento Pond’s, que deu à pele um brilho perolado. ”

Os especialistas compartilharam quais são as mudanças usuais nas tendências de maquiagem em cerca de 10 anos: “Parece haver um certo ciclo com as tendências de maquiagem aproximadamente a cada 30-40 anos. Primeiro, há um look bastante lúdico, depois um look muito feminino, depois algo mais dramático e exagerado e depois um look mais simples e natural. Não é um ciclo perfeito, mas parece haver essa tendência.

By Jan Koudela

Década de 1930

“Em 1930, atrizes como Bette Davis, Katherine Hepburn e Marlene Dietrich inspiraram um visual de maquiagem novo e ousado – e sobrancelhas muito finas – que parecem ficar melhores na tela. Por volta de 1930, correntes elétricas com microondas pulsantes eram utilizadas por salões de beleza para tratamentos faciais, a fim de retesar e restaurar a pele”.

By Jan Koudela

Década de 1940

“Em 1940, os produtos favoritos dos cuidados com a pele, como a pomada de sucesso dos cuidados da pele de Palmer, foram usados para criar uma tez fresca e impecável. Durante a guerra, muitos produtos eram difíceis de conseguir, então fórmulas caseiras circularam. O batom vermelho Victory era obrigatório, com marcas como Max Factor, Elizabeth Arden e Maybelline desenvolvendo novas linhas de batons ousados ”.

Os especialistas também nos contam com mais detalhes sobre os cuidados com a pele e o quanto as pessoas se preocupam com isso: “Parece que as pessoas sempre se preocuparam com a pele e buscaram produtos, tratamentos e procedimentos que ajudem a manter a pele com uma aparência mais jovem por mais tempo. (…). Tratamentos como hidra facial e derma rollers, que são projetados para iluminar e hidratar a pele para uma tez mais saudável e brilhante, podem substituir em grande parte a maquiagem pesada do rosto ao longo do tempo – se sua pele está impecável, por que cobri-la?”

By Jan Koudela

Década de 1950

“Em 1950 a maquiagem era glamorosa, com uma tez ‘pêssego e creme’, lábios vermelho-alaranjados e delineador ‘filme felino’. Os produtos para a pele para melhorar a aparência também eram mais populares, com o creme para a pele seca da Pond’s e os cremes de limpeza considerados ‘indispensáveis’“.

By Jan Koudela

Década de 1960

“O look de maquiagem dos anos 60 girava em torno dos olhos, graças a Twiggy. Os peelings químicos começaram a ganhar popularidade junto com os sistemas de cuidados da pele em várias etapas, incluindo hidratantes, toners e produtos de limpeza.”

By Jan Koudela

Década de 1970

“Em 1970, o bronzer se tornou mais popular nos anos 70, junto com lábios brilhantes e sombras coloridas. A década de 1970 também viu mais ingredientes naturais sendo incorporados aos cosméticos para atender à crescente demanda”.

By Jan Koudela

Década de 1980

“Em 1980 o cabelo e a maquiagem eram exagerados e coloridos, inspirados em cantoras como Blondie e Madonna. Os primeiros produtos anti-envelhecimento para a pele surgiram no final dos anos 80, com o colágeno citado como um ingrediente maravilhoso! ”

By Jan Koudela

Os especialistas nos disseram quais são os maiores efeitos nas tendências de maquiagem: “Celebridades – atores e cantores, principalmente – parecem ter o maior impacto nas tendências, com base em nossa pesquisa. A indústria da moda também desempenha o seu papel, mas muitas vezes está respondendo às mudanças na cultura popular, em vez de definir essas mudanças.”.

Década de 1990

“Em 1990, atrizes como Gwyneth Paltrow e Drew Barrymore inspiraram um visual de maquiagem clara com olhos borrados e lábios cor de vinho. A década de 1990 também nos trouxe AHAs (Alpha Hydroxyl Acids), que foi o primeiro ingrediente a afetar o envelhecimento da pele.”

By Jan Koudela

Os anos 2000

“Em 2000 o look de maquiagem era feminino, com lábios brilhantes e sombras azuis / prateadas. Na década de 2000, os hidratantes de ácido hialurônico também surgiram e houve uma mudança notável em direção a ingredientes mais naturais e orgânicos em produtos de beleza.”

By Jan Koudela

Os anos 2010

“Em 2010, uma maquiagem dramática e pesada com cílios cheios, contornos e iluminadores para ‘fingir’ uma tez úmida tornou-se popular por influenciadores de maquiagem de mídia social e celebridades como Jeffree Star e Kylie Jenner. Lábios carnudos também eram populares, com preenchimentos labiais se tornando mais populares.”

By Jan Koudela

Década de 2020

“Em 2020, passamos de hidrafaciais para dermarollers, é tudo sobre rejuvenescimento da pele e maquiagem quase inexistente na década de 2020. Covid-19 tem sido uma grande influência – menos tempo ‘saindo’ deu origem a um visual de beleza mais discreto.”

By Jan Koudela

Década de 2030

“Em 2030, os cuidados com a pele e os tratamentos anti-envelhecimento continuarão a ser uma prioridade, mas espera-se que a maquiagem se torne mais divertida (principalmente maquiagem para os olhos, com delineadores em tons coloridos).”

By Jan Koudela

 

Para saber mais: transforminglives.co.uk | Instagram | Facebook |
Com informações de Bored Panda

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Com Julia Roberts, o filme mais charmoso da Netflix redefine o que é amar

Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…

3 horas ago

O comovente documentário da Netflix que te fará enxergar os jogos de videogame de outra forma

Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.

12 horas ago

Nova comédia romântica natalina da Netflix conquista o público e chega ao TOP 1

Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.

13 horas ago

Marcelo Rubens Paiva fala sobre Fernanda Torres no Oscar: “Se ganhar, será um milagre”

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…

1 dia ago

Série que acaba de estrear causa comoção entre os assinantes da Netflix: “Me acabei de chorar”

A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…

2 dias ago

Além de ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em outro filme de Walter Salles que está na Netflix

A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…

2 dias ago