Um trágico acidente aéreo ocorreu na tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo, resultando no falecimento de 62 pessoas. A aeronave, um turboélice modelo ATR-72 operado pela Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) e caiu em um condomínio no bairro Capela.
Segundo o G1, a bordo do voo estavam 58 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 62 pessoas. A Prefeitura de Vinhedo confirmou que não há sobreviventes. O avião decolou de Cascavel às 11h58 e a queda ocorreu por volta das 13h, deixando uma cena de destruição e tristeza no local.
Em nota, a Voepass Linhas Aéreas lamentou o ocorrido e afirmou que “acionou todos os meios para apoiar os envolvidos.” No entanto, a companhia aérea ainda não tem informações sobre as causas do acidente.
As autoridades foram rapidamente mobilizadas. De acordo com o governo do estado de São Paulo, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar, bem como equipes do Instituto Médico Legal (IML), foram enviadas ao local para realizar o resgate e iniciar as investigações.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), está retornando ao estado e irá a Vinhedo acompanhar pessoalmente os trabalhos das equipes de resgate e investigação.
O secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, informou que a aeronave caiu próximo a uma residência, mas felizmente nenhum morador em solo ficou ferido.
O momento da queda foi registrado por um morador, confira abaixo.
Que vídeo desesperador! Impossível não pensar nas pessoas que perderam suas vidas nesse acidente em Vinhedo. 😥pic.twitter.com/yvyxIlfNhG
— Bryanna Nasck (@BryannaNasck) August 9, 2024
Outro registro foi feito, desta vez de outro ângulo
🚨URGENTE: Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo, no interior de São Paulo. O modelo do avião era ATR-72 pic.twitter.com/dQsIUpps5P
— Astronomiaum (@Astronomiaum) August 9, 2024