Imagina olhar pela janela e se deparar com sete sóis brilhando no céu. Pode parecer cena de ficção científica, mas foi exatamente o que aconteceu na cidade de Chengdu, na China. Um vídeo gravado por um morador local no domingo (18) capturou o momento, que rapidamente viralizou nas redes sociais.
As imagens impressionantes mostram sete sóis no céu, um fenômeno extremamente raro que foi possível graças a uma combinação de condições climáticas e fenômenos ópticos na atmosfera.
Segundo o G1, o fenômeno registrado em Chengdu é uma ilusão de ótica causada por, pelo menos, dois fenômenos ópticos: refração e dispersão.
Refração é o processo em que a luz passa por um meio que altera suas características, como a velocidade e a direção de propagação. “É um exemplo de refração quando enchemos um copo de vidro com água e colocamos um lápis dentro do copo. Olhando para esse lápis através da lateral do copo, parece que ele está quebrado. A água age como um meio restringente e altera características da imagem”, explica Victor Ávila, coordenador de física dos Colégios Matriz Educação.
Dispersão é outro fenômeno responsável por essa ilusão. Quando a luz branca passa por um prisma, ela se separa em diferentes cores, como ocorre no arco-íris. No caso dos sete sóis, a dispersão na atmosfera fez com que as cores da luz solar se alterassem, criando a ilusão de múltiplos sóis. “A alteração das cores nos sóis da imagem é resultado da dispersão”, acrescenta Ávila.
Para que esse efeito fosse possível, foram necessárias condições climáticas ideais. A posição da Terra em relação ao Sol, a quantidade de nuvens e a quantidade de água na atmosfera são fatores que influenciaram a ocorrência desse fenômeno.
Além disso, especialistas sugerem que pode haver um terceiro efeito envolvido. Patrícia Takahashi, professora de física do Centro Educacional Pioneiro, sugere que “é possível que, para além da refração que acontece na atmosfera, esteja acontecendo uma segunda refração em uma janela ou um vidro, que faz com que a quantidade de imagens seja multiplicada”.
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…