Após analisar o vídeo em que a modelo Andressa Suita mostra seu filho de 7 anos dirigindo um carro dentro de uma propriedade privada em Goiás, a Polícia Civil concluiu que não houve violação ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nem ao Código Penal. As informações foram divulgadas pelo g1.
No vídeo em questão, o menino aparece dirigindo, enquanto seu irmão mais novo está no banco do passageiro. As crianças são filhos de Andressa com o cantor sertanejo Gusttavo Lima.
A Polícia Civil afirmou: “Após análise das imagens e circunstâncias do local em que mostram duas crianças supostamente dirigindo um veículo em uma propriedade privada, não aberta à circulação, concluiu-se que não houve violação ao Código de Trânsito Brasileiro e ao Código Penal”
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) publicou uma nota de repúdio ao vídeo. O presidente do órgão, Delegado Waldir, solicitou à Polícia Civil que investigasse a conduta de Gusttavo e Andressa, argumentando que a ação pode incentivar comportamentos similares em vias públicas, resultando em possíveis acidentes.
“(Waldir) repudia quaisquer ações realizadas por figuras públicas que podem incentivar conduta similar por parte da população, podendo gerar grave risco de acidentes nas vias públicas e particulares”, afirmou o Detran-GO.
No vídeo publicado por Andressa na internet, Gabriel aparece dirigindo o carro. Durante o “passeio”, seu irmão mais novo, Samuel, de 5 anos, chega a ficar em pé no assento e colocar a cabeça para fora do teto solar. Andressa escreveu na legenda: “7 ou 18 anos?”, de forma descontraída.
Especialistas comentam o Código de Trânsito Brasileiro
Especialistas em trânsito consultados pelo g1 explicaram que, por se tratar de uma ação praticada dentro de uma propriedade privada, os órgãos de trânsito não têm poder de atuação e fiscalização. Caso o incidente tivesse ocorrido em via pública, Andressa estaria infringindo pelo menos três artigos do CTB:
- Uso obrigatório de cadeirinhas para crianças com até 10 anos de idade: infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de motorista.
- Entregar a direção do veículo a pessoa sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir: infração gravíssima, com multa que pode chegar a até três vezes o valor previsto e possibilidade de retenção da carteira.
- Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada [ou que] não esteja em condições de conduzi-lo com segurança: multa e detenção de seis meses a um ano.
Veja o vídeo abaixo.