Você gosta disso e nem sabia!

Por Josie Conti
Obras Emma Bianchini

Eu tenho a certeza de que, mesmo sem saber, a maioria das pessoas já se sentiu atraída por um quadro que traga em si características da Arte Naif. Numa exposição, feira ou mesmo na parede da casa de um amigo, esse será o quadro mais colorido.
Além das cores chocantes a Art Naif caracteriza-se por uma aparente simplicidade e pela liberdade que o autor tem para relacionar ou desagregar, a seu bel prazer, determinados elementos considerados formais; a inexistência de perspectivas; a desregulação da composição; a irrealidade dos fatos ou aplicação de paletas de cores chocantes que destacam-se devido ao uso de cores primárias, sem grandes nuances, a Arte Naif transmite felicidade e espontaneidade.
Os traços simples e o pouco uso de perspectivas também nos remetem a uma identificação quase infantil. É quase como se pensássemos “Vou pegar uma tela, um pincel e fazer igual”. Talvez por isso os pintores que utilizam essa técnica sejam chamados de “ingênuos”. Entretanto, o que parece simples, é fruto de um trabalho técnico, feito com a alma e fruto de extrema sensibilidade.
O Brasil é celebrado como um dos centros mais importantes de arte Naïf do mundo com temáticas que enfocam prioritariamente características regionalistas.
Para ilustrar essa técnica, apresento alguns trabalhos da artista plástica paulistana Emma Bianchini para quem sempre o mundo é visto através de uma chuva de flores, campos com abundância de alimento e amor. O regionalismo nacional aparece fortemente nas festas juninas e a religiosidade nas figuras de São Francisco e Nossa Senhora.
Para comprovar a espontaneidade e sensibilidade que a técnica demanda, basta ler como a artista se define. É como se os quadros falassem:

“A pintura é minha vida! Vivo criando e expressando minha alegria de viver. Minhas cores são fortes, meus temas saem da minha vivência, da minha paixão pela arte, do meu grande amor pela vida. Pinto desde muito cedo e fui passando por várias técnicas até me encontrar no Naif, que é a arte ingênua, pura, dai foi uma explosão de sentimentos e alegria e não parei mais…”

Abaixo, conheça os trabalhos de Emma Bianchini

 

Para informações sobre trabalhos entre em contato com a artista por: emmabian@terra.com.br
No facebook: https://www.facebook.com/emma.bianchini.9?fref=ts
Emma Bianchini também expõe na Feira de Artes e Antiguidades da Praça Benedito Calixto em São Paulo, aos sábados.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Ozymandias: O poema de 200 anos repleto de lições sobre o futuro da humanidade

O poema "Ozymandias", escrito por Percy Shelley em 1818, traz à tona reflexões sobre a…

9 horas ago

Filme de “lavar a alma” disponível na Netflix vai transformar o seu dia

Um filme que pode ser visto por toda a família e que toca o coração…

14 horas ago

Autor de atentado em Brasília queria matar Alexandre de Moraes’, diz ex-mulher

Homem que realizou ataque com explosivos esteve em acampamentos golpistas em Santa Catarina e deixou…

17 horas ago

Homem é encontrado sem vida em cama de bronzeamento artificial após três dias desaparecido

A polícia está tentando desvendar o mistério por trás do óbito de Derek Sink, de…

2 dias ago

Menino sobrevive dentro de caixa térmica após naufrágio que tirou as vidas do pai e de quatro parentes

O garoto de 13 anos foi o único sobrevivente de um trágico naufrágio ocorrido em…

2 dias ago

Por que sonhamos que estamos morrendo?

Você já se perguntou o que pode estar por trás dos seus pesadelos mais angustiantes?…

3 dias ago