Categories: Sem categoria

Você já tomou um chá de cuidado?

Você já tomou café com delicadeza?

E um chá de cuidado?

Já comeu uma comida feita de vida?

Já provou um pão de amor?

Café com delicadeza é aquele feito com a água filtrada que acabou de levantar a primeira bolha de fervura. E a gente joga um pouco da água quente na garrafa térmica e nas xícaras antes de começar a coar. Coloca uma quantidade boa de pó no filtro, o suficiente para o café ficar encorpado mas não muito forte e mistura uma pitada de canela em pó, ou umas sementinhas de cardamomo, dependendo do dia, é bom olhar pela janela para decidir que tempero combina. E a gente degusta sentado na mesa, com toalha posta, olhando nos olhos de uma boa companhia.

Chá de cuidado pode ser feito de camomila, capim cidreira, casca de romã, folha de oliva, pétalas de rosas… É um chá de empatia, feito por quem sabe ler corações e transformar momentos ao escolher a melhor poção. É um chá com um toque de gengibre quando a gente está com gripe, é um chá de mistura de ervas quando a gente está com o peito apertado e nem sabe bem o porquê. É  um chá feito pra você, colocado nas suas mãos num dia que tudo parece sem salvação.

Comida viva é aquela que vem com boa intenção. Feita devagar, feita com atenção, cheia de ingredientes secretos e deliciosos. Um alho fritinho no feijão, um arroz que descansou, uma salada com um molho de balsâmico, azeite e mel. Comida viva é aquela montada no prato de um jeito bonito, é um tomate colhido no quintal, é uma mistura de cores e cuidados. Alimenta o corpo e a alma.

Pão de amor é aquele amassado com as próprias mãos, com jeito e carinho. Pão de grãos, mistura de farinhas, uma boa proporção, um fermento bom, e muita paciência e quietude, para que tenha tempo de crescer em toda sua possibilidade de amplitude. Pão que descansa e faz meditação. E quando sai do forno começa a espalhar cheiro de felicidade e harmonia. Pão que amacia por dentro e sustenta.

Já reparou que diferença fazem as delicadezas da vida?

Já reparou como temos o poder de mudar os ambientes quando damos um pouco de atenção?

Já reparou como é importante o agir com gratuidade e gratidão?

Colocar um pouquinho de cuidado em cada ação, sem precisar ser dia de aniversário, sem precisar fazer tudo isso por obrigação ou pensando em conseguir algo em troca.

Colocar essas boas intenções no mundo, diariamente, e devagar aprender a amolecer corações.

Clara Baccarin

Clara Baccarin escreve poemas, prosas, letras de música, pensamentos e listas de supermercado. Apaixonada por arte, viagens e natureza, já morou em 3 países, hoje mora num pedaço de mato. Já foi professora, baby-sitter, garçonete, secretária, empresária... Hoje não desgruda mais das letras que são sua sina desde quando se conhece por gente. Formada em Letras, com mestrado em Estudos Literários, tem três livros publicados: o romance ‘Castelos Tropicais’, a coletânea de poemas ‘Instruções para Lavar a Alma’, e o livro de crônicas ‘Vibração e Descompasso’. Além disso, 13 de seus poemas foram musicados e estão no CD – ‘Lavar a Alma’.

Recent Posts

Qual é a melhor maneira de armazenar bananas para evitar que elas apodreçam rápido?

Há maneiras de conservar as bananas frescas por mais tempo, evitando o desperdício; você sabe…

5 horas ago

Minissérie de 5 episódios com galã da Marvel é um pequeno tesouro escondido na Netflix

Uma ótima produção da Netflix que infelizmente não ficou conhecida muito pelo grande público.

7 horas ago

Empresa libera acesso gratuito à internet via satélite; saiba como utilizar

A Starlink disponibilizará gratuitamente conexão de internet para regiões sem cobertura de operadoras convencionais.

1 dia ago

Filme transformador na Netflix baseado em caso real impressionante vai renovar sua fé na humanidade

O filme, descrito pelo público como impactente e transformador, chegou à Netflix fazendo muito sucesso…

1 dia ago

15 filmes fantásticos baseados em histórias que são reais

Filmes baseados em fatos reais são bons por, pelo menos, dois motivos. Em primeiro lugar, fazem com…

3 dias ago

Adolescência: Delegada revela códigos ocultos nos emojis usados na minissérie

“Os emojis são usados por grupos reais de jovens , muitas vezes como códigos velados…

3 dias ago