Quando o calor no verão se intensifica, muitos já se encontram munidos de ventiladores potentes ou sistema de ar-condicionado em casa para enfrentar as altas temperaturas. Entretanto, para outras muitas pessoas, estes artigos são quase um luxo.
Ter um ar condicionado é a melhor forma de diminuir a temperatura, mas muitas pessoas não têm acesso a ele, além disso, o consumo de energia elétrica aumenta devido ao uso desses aparelhos. Felizmente, a criatividade humana oferece opções ecológicas e de baixo orçamento.
O Eco-Cooler é uma invenção pequena e simples, capaz de baixar a temperatura em até 5 graus sem desperdiçar eletricidade.
A ideia surgiu em Bangladesh, um país onde 70% da população vive em casas feitas de materiais baratos, algumas até possuem telhados de metal que transformam a casa em um “forno”.
Esta invenção baseia-se em um princípio básico, trata-se de fazer com que o ar circulante o faça de forma cônica. Desta forma, um efeito semelhante ao de quando você sopra para resfriar uma bebida ou comida quente é obtido estreitando a abertura dos lábios.
O melhor é que qualquer pessoa pode fazer um desses aparelhos de forma rápida e sem gastar dinheiro.
Tudo o que você precisa fazer é pegar papelão ou algum material resistente para fazer alguns orifícios e colar os gargalos das garrafas. Todos os materiais podem ser obtidos por meio de reciclagem, garrafas que você vai descartar, papelão ou uma superfície suficientemente rígida, ou seja, o custo econômico seria zero.
Esta invenção pode ser facilmente instalada em qualquer janela ou orifício através do qual o ar circule. Você pode pensar que 5 graus de diferença não é muito, mas isso pode fazer a diferença entre uma casa sufocada pelo calor e uma mais fria.
***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.
Se você é fã de comédias românticas que fogem do óbvio, “O Casamento do Meu…
Uma história impactante e profundamente emocionante que tem feito muitas pessoas reavaliarem os prórios conceitos.
Um filme charmoso e devertido para te fazer relaxar no sofá e esquecer dos problemas.
O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme Ainda Estou Aqui,…
A produção, que conta com 8 episódios primorosos, já é uma das 10 mais vistas…
A Abracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) considera este um dos 50 melhores filmes…