A pandemia, iniciada no ano de 2019, estimulou muitas pessoas a buscar ajuda de profissionais da área psi, sejam ele psicólogos, psiquiatras e/ou psicanalistas. Desde então, atendi dezenas de pacientes que se contaminaram pelo Covid-19 e padeceram gravemente tanto física quanto mentalmente. Outras pessoas também buscaram atendimento devido à ansiedade, tristeza, angústia e sofrimentos psíquicos desencadeados pelo medo do vírus.
Observei que a maioria dessas pessoas buscou meu trabalho trazendo a COVID-19 como queixa inicial, mas, durante o aprofundamento do processo analítico, pude constatar que a maioria delas já estava em sofrimento psíquico há muito tempo.
Mas o que essas pessoas tinham em comum além de terem adoecido ainda mais por conta do Covid-19? O medo do processo psicoterapêutico/psicanalítico!
Muitas são as fantasias que envolvem o funcionamento dos atendimentos psicológicos/psicanalíticos. Por causa disso é importante desmistificar esse assunto para que as pessoas que necessitam desse trabalho possam buscar ajuda e iniciar um processo psicoterapêutico antes de adoecer de forma grave.
A seguir, você vai conferir dois quadros que fazem a comparação entre como as pessoas pensam que funcionam os procedimentos de psicoterapia/psicanalítico versus a explicação de como eles realmente são.
O objetivo desse conteúdo produzido pela responsável pelo projeto A Psicanalista Online, Elisângela Siqueira, é informar e quebrar estes tabus que podem prejudicar ainda mais as pessoas que precisam deste trabalho.
Texto: Elisângela Siqueira – psicóloga e psicanalista responsável por A Psicanalista Online
Foto de cottonbro no Pexels
Em mensagens de cortar o coração, a menina deixa evidente a falta que o pai…
Cirurgia radical levou paciente ao estado de morte clínica, revelando relatos precisos de uma “vida…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, faleceu nesta segunda-feira,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
A minissérie brasileira que atingiu o primeiro lugar no TOP 10 da Netflix retrata um…
O ciúme retroativo é uma forma específica e intensa de ciúme que pode prejudicar seriamente…